Sobre

[des]colonizações sinaliza um novo rumo nas pesquisas coreográficas continuadas da Taanteatro Companhia: a aplicação de estudos pós-coloniais ao campo da dança contemporânea.

Impregnada por explorações anteriores dos universos poético-filosóficos de Friedrich Nietzsche, Antonin Artaud e Gilles Deleuze, a companhia se lança à investigação de dinâmicas de colonização da linguagem e midiatização dos corpos em seus movimentos espaço-temporais. A partir do cruzamento de perspectivas geográficas e histórico-culturais diversas (latino-americana, africana e europeia), [des]colonizações propõe uma abordagem crítica de três eixos constitutivos do pensamento colonial e de seus discursos e práticas: a construção de uma alteridade inferior, a crença na obrigação missionária e a utopia de não-política.

Sob o aspecto da dramaturgia coreográfica, o projeto estuda os efeitos de políticas simbólicas de dominação sobre a presença e a intensidade, a cinética e a interatividade do corpo. Aventura-se pelas tensões corpóreo-territoriais entre ocupação e resistência, organização e assimilação, instrumentalização e revolta, dominação e autodeterminação, sem recorrer às simplificações dicotômicas do poder, mas também sem incorrer em relativismos que isentam da responsabilidade ética pelo exercício histórico de violência social.

[des]colonizações reúne, entre dimensões complementares de pesquisa, criação, circulação e reflexão: os solos inéditos VERBAR e MENSAGENS DE MOÇAMBIQUE, apresentações do aclamado ARTAUD, LE MÔMO, o programa didático-criativo NuTAAN 2019 – Formação, Pesquisa e Criação e o Fórum de Ecoperformance. Sua equipe de criação multiétnica é formada por integrantes fundadores da Taanteatro Companhia, colaboradores de longa data e artistas selecionados.

TAANTEATRO COMPANHIA, desde 1991

Projeto [des]colonizações – contemplado pela 25a edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

NuTAAN 2016

Núcleo Taanteatro de Formação, Pesquisa e Criação.

Ocupação Taanteatro

A Ocupação Taanteatro no Teatro de Arena Eugênio Kusnet é destinada à apresentação da produção artística da Taanteatro Companhia e da criação autoral de selecionados colaboradores nacionais e internacionais.

[des]colonizações

O Projeto [des]colonizações sinaliza um novo rumo nas pesquisas coreográficas continuadas da Taanteatro Companhia: a aplicação de estudos pós-coloniais ao campo da dança contemporânea. Nesse blog você encontrará informações sobre os objetivos e etapas do projeto. Bem Vindo!

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora